Premiações
Prêmio InovaInfra – Revista O Empreiteiro
Case: BIM4D - Edifício Garagem - Porto Alegre Airport.
Categoria: tecnologias digitais
Porto Alegre - RS
O prêmio tem como objetivo valorizar a engenharia brasileira por meio de seus profissionais e os trabalhos concorrentes abordaram o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de Infraestrutura, e na sua operação e manutenção.
Assista o vídeo do Diretor Helio Mazzilli sobre o projeto.
Porto Alegre Airport | Fraport
Porto Alegre - RS
O Projeto de expansão e modernização do Porto Alegre Airport recebeu o “Award of Merit” do ENR Global Best Project Awards, na categoria Aeroportos e Portos. Organizado pela Engineering News-Record, o prêmio destaca os melhores projetos globais de construção, premiando as empresas envolvidas na superação de desafios, incluindo aspectos relativos à logística, segurança e gestão ambiental.
"O sucesso desse empreendimento resulta da perfeita integração entre as equipes da Fraport, HTBM e Pöyry, que, por meio de uma gestão da mais alta excelência e do perfeito sincronismo operacional, possibilitaram o cumprimento dos cronogramas e dos custos, com a eficiência e sustentabilidade que projetos demandam hoje", acrescenta Detlef Dralle, CEO da HTB.
Prêmio Master Imobiliário 2020
Case: Reconstrução do Teatro Cultura Artística
Categoria: Profissional – Preservação de Patrimônio
Localização: São Paulo - SP
Na semana em que completamos mais um ano de histórias de sucesso, recebemos, pela oitava vez, o Prêmio Master Imobiliário 2020, como reconhecimento pela excelência na Reconstrução do Teatro Cultura Artística, um ícone da cidade de São Paulo.
Em 2008, o teatro passou por um incêndio de grandes proporções e, anos depois, iniciamos a reconstrução do teatro, que exigiu apurado planejamento e tecnologia, e a implantação das melhores e mais modernas soluções técnicas. E a realização de serviços de restauração e preservação dos espaços tombados pelo Patrimônio Histórico, e que não foram atingidos pelo incêndio, além de contenção de prédios antigos do entorno.
A estrutura frágil da construção exigiu cuidados extras durante a demolição, dentre eles a escavação da área e a contenção dos terrenos vizinhos, onde há uma igreja mais antiga que o teatro e edifícios residenciais construídos nos anos 1950. Outro desafio foi a acústica do teatro, por tratar-se de um espaço destinado a audições, que exige nível de ruído zero. Para atender essa exigência, a estrutura metálica recebeu cuidado especial: foi totalmente apartada, por meio de borrachas e amortecedores de vibração.
Tacos de madeira, portas, corrimãos e caixilhos são exemplos de materiais originais do teatro que precisavam de restauração e foram armazenados em guarda-móveis para não serem danificados na primeira fase da obra. Um a um eles foram retirados, embalados e armazenados para restauro e recolocação no local de origem.
A reforma e o restauro do Teatro Cultura Artística desenvolveram-se nos mais rígidos padrões internacionais de sustentabilidade, garantindo a ele a Certificação Leed Gold. Leia a matéria no site do Secovi - SITE MASTER IMOBILIÁRIO 2020
“Recebemos este importantíssimo prêmio com muita alegria e satisfação. Para nós, da HTB, é uma grande honra em fazer parte do projeto de reconstrução do Teatro da Cultura Artística, não só pela complexidade logística e de engenharia, mas principalmente por devolver este Patrimônio Cultural à cidade de São Paulo, e toda sociedade.
Agradecemos pela confiança do nosso cliente Cultura Artística e pela valiosa contribuição dos nossos colaboradores, gerenciadora e as demais empresas parceiras envolvidas.” Detlef Dralle
Prêmio Master Imobiliário 2019
Case: Avenues Campus São Paulo – construção para o futuro
Categoria: Profissional – Retrofit
Localização: São Paulo - SP
A expertise em edificações para educação da HTB Engenharia e Construção foi determinante no momento da escolha da empresa que concretizaria um ambicioso projeto: a construção do primeiro campus fora dos Estados Unidos da Avenues The World School, conceituada instituição norte-americana.
A unidade da Avenues, em São Paulo, exigiu da HTB arrojado projeto de retrofit, que transformou um edifício comercial dos anos 1990 em espaço primoroso nos aspectos arquitetônico, de sustentabilidade e tecnologia.
A empresa enfrentou vários desafios, como atender exigências de arquitetura na transformação do velho espaço em uma construção de última geração, e obedecer a rigoroso cronograma, ajustado à data de início das aulas para mais de 500 alunos matriculados.
Foram acrescentados cinco pavimentos à edificação original, quadras poliesportivas, arquibancadas, jardins, pátios, laboratórios, refeitórios, elevadores modernos e rampas, dentre outros. Tudo isso e mais a construção de um novo edifício adjacente na parte central do empreendimento.
O contraste entre o edifício novo e o antigo foi um dos destaques do projeto, assim como a fachada imponente com painéis metálicos e seu ar vanguardista.
“A HTB traduziu, no campus da Avenues, tudo o que a instituição buscava na sua chegada a São Paulo, ou seja, uma construção capaz de combinar sofisticação e sustentabilidade com algo igualmente valioso para ela: a saudável interação e integração entre os alunos de todas as idades. Estamos orgulhosos por ter recebido este prêmio que reconhece nossa expertise em inovar e oferecer soluções diferenciadas e com excelência aos nossos clientes” comenta Roberto Paiva, diretor executivo da HTB.
Leia a matéria no site do Secovi - SITE MASTER IMOBILIÁRIO 2019
Prêmio Master Imobiliário 2018
Case: Palácio Tangará: Extraordinário Oasis Urbano
Categoria: Profissional – Retrofit
Localização: São Paulo (SP)
A revitalização arquitetônica da estrutura abandonada há 12 anos e a transformação em hotel 6 estrelas, reuniu mais de 750 profissionais. O trabalho começou em 2013 e incluiu verificações da estrutura da obra, instalações, equipamentos existentes e inventário, a adequação do projeto segundo as normas vigentes e a colocação dos elevadores. Na sequência, a execução do novo projeto destinado a uma ocupação diferenciada. A HTB efetuou as fundações, estrutura, fachada, cobertura, divisões internas e instalações, estas últimas totalmente removidas por seu tempo de abandono e obsolescência.
A grande preocupação durante a execução da obra foi a preservação do Parque Burle Marx. As partes da construção removidas receberam cuidados especiais como a barreira de telhas de mais de seis metros de altura por toda a extensão da obra. As caçambas com descarte de gesso eram molhadas várias vezes ao dia impedindo a evasão do pó. Bandejas metálicas sob tubulações de esgoto e AP evitaram vazamentos.
As áreas impermeabilizadas foram avaliadas e, quando necessário, receberam um novo sistema que evitou demolições e re-execução. Todos os ambientes internos sofreram reajustes segundo as exigências do projeto, que determinou a demolição e reposicionamento de paredes drywall e a remodelagem dos banheiros. Janelas instaladas há mais de 10 anos foram revitalizadas e reaproveitou-se as 125 portas guardadas por uma década, em perfeito estado de conservação. O telhado de cobre reformado retomou seu esplendor.
Leia a matéria no site do Secovi - SITE MASTER IMOBILIÁRIO 2018