top of page
Buscar

Entrega das obras de ampliação e modernização do Porto Alegre Airport

Atualizado: 28 de set. de 2022

O Consórcio HTBM, formado pelas empresas HTB, Tedesco e Barbosa Mello realizaram os serviços de ampliação do Terminal de Passageiros 1, as obras do Edifício-Garagem, a construção de taxiways e a ampliação da pista de pouso e decolagem do Porto Alegre.

As obras de ampliação da pista começaram em março de 2018 e compreendem uma série de adaptações e projetos que vão além da extensão em si. Em dezembro de 2018, foi entregue a nova via de taxiamento (taxiway) P, o que facilitou o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2, especialmente as de grande porte, que operam voos internacionais.


No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao Terminal de Passageiros, a reforma da RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais para prover maior segurança às áreas de movimento de aeronaves.


Em outubro de 2021, iniciaram as obras na área da Vila Nazaré. Foi instalado um muro perimetral e realizada a supressão vegetal. O local passou por duas etapas de limpeza. Foram retiradas 28.388 toneladas de dejetos ao custo de mais de R$ 4,5 milhões. Também foi construída a RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.


Em abril de 2022, a tão esperada obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Porto Alegre é concluída para 3,2 km de extensão. A pista foi homologada pelos órgãos competentes e é a última etapa de obras exigidas no contrato de concessão.



Estamos orgulhosos por tem contribuído para esta grande conquista para os gaúchos!


Confira abaixo o depoimento de Detlef Dralle, diretor-presidente da HTB, empresa líder do Consórcio HTBM, responsável pela expansão e modernização do Porto Alegre Airport:



As obras de infraestrutura no lado ar foram muito desafiadoras em termos de volume e prazo, não somente pelas questões técnicas, mas também pelas dificuldades adicionais impostas por uma pandemia. Apesar deste cenário, o Consórcio HTBM (HTB, Tedesco e Barbosa Mello) atendeu aos prazos com o cliente, cumprindo com máxima segurança, qualidade e sustentabilidade todas as metas estabelecidas pelo contrato. Nesse Projeto, foram gerados 7.444 empregos diretos, dos quais mais de 85% eram colaboradores gaúchos. Para nós, além da satisfação por termos sido escolhidos para a execução deste Projeto tão relevante, sermos contratados pela Fraport em sua primeira grande operação no Brasil, reforça também a confiança em nossa expertise”, comemora Detlef Dralle, diretor-presidente da HTB, empresa líder do Consórcio HTBM.

Saiba mais sobre o projeto no link abaixo:


Fraport finaliza obras da pista de pouso e decolagem
.pdf
Download PDF • 116KB



Entre em contato conosco e saiba mais informações agora mesmo!=


Se preferir entre em contato pelo 11 5643-0100.



bottom of page