top of page
Buscar

Marco Legal do Saneamento

Atualizado: 18 de nov. de 2021

O Brasil vai passar por uma intensa fase de modernização com a entrada em vigor do Marco Legal do Saneamento, desde julho/2020. O novo marco prevê a universalização do fornecimento de água e coleta de esgoto no Brasil até 2033 e permite a participação da iniciativa privada para atender essa demanda, até então responsabilidade quase exclusiva de empresas estatais.


No Brasil, cerca de 100 milhões de pessoas não tem acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto, além de mais de 30 milhões que não contam sequer com água tratada, segundo levantamentos do Instituto Trata Brasil. E segundo dados do IBGE, cerca de 4 milhões de habitantes ainda não têm acesso a banheiro. Esses índices impactam não apenas na qualidade de vida da população, mas principalmente em indicadores de saúde pública, como mortalidade infantil e transmissão de diversas doenças, entre elas dengue, cólera, desinteria e outras.

Para atingir o objetivo de garantir acesso a água e esgoto a 99% da população serão necessárias a mobilização e a colaboração de diversas cadeias produtivas como as de químicos, arquitetura, engenharia, construção, equipamentos, entre outras.


No mercado da engenharia e construção, somos um Grupo de empresas com excelência técnica e atuamos de forma sustentável, eficiente e otimizada, com experiência em diversos setores da economia. Aplicamos engenharia de valor e utilizamos ferramentas de gestão que aliadas à nossa capacidade técnica, reputação e solidez financeira agregam valor ao negócio de nossos clientes do setor de Saneamento.




Ao longo de nossos 55 anos, o Grupo HTB realizou várias obras de saneamento desde a captação e o esgotamento de efluente tratado, como estações de tratamento de água, de efluentes, de águas cinzas, de solo, sistema de drenagem, estação de bombeamento de esgoto, coletores, interceptores, entre outras.



Buscamos soluções para o setor de saneamento levando sempre em conta o cuidado com o meio ambiente e a qualidade de vida da população.


Conheça a seguir as obras de tratamento de esgoto realizadas no Assentamento Bento Rodrigues em Mariana -MG, que estão com 95% das obras de infraestrutura concluídas.



Destacamos a Estação de Tratamento de Esgoto realizada no Assentamento Bento Rodrigues em Mariana -MG, que abrange o prédio administrativo e as lagoas para tratamento do esgoto da comunidade. O escopo de serviços realizados pela HTB abrange todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto que atenderá às famílias do distrito, incluindo duas lagoas facultativas (em paralelo), quatros lagoas de maturação (em série) e casa de controle: laboratório, almoxarifado e escritório, além da rede de coletores, interceptores e emissário final.


Saiba mais sobre o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto no Assentamento de Bento Rodrigues acesse aqui o site da Fundação Renova


O artigo sobre saneamento atraiu seu interesse?


Entre em contato conosco e saiba mais informações agora mesmo!

Se preferir entre em contato pelo 11 5643-0100.

bottom of page