top of page
Buscar

Madeira Engenheirada – Tecnologia Construtiva Sustentável

Atualizado: 28 de set. de 2022

Um dos grandes desafios da construção civil é construir de maneira rápida, precisa e sustentável. Nesse contexto, o Grupo HTB está desenvolvendo um produto que atende esta demanda, utilizando os conceitos de Lean Construction, Pré-construção e modelagem BIM, no desenvolvimento de um edifício com estrutura em madeira engenheirada, denominado


Este produto consiste em uma edificação comercial modular de nove pavimentos e com sistema estrutural híbrido de concreto e madeira engenheirada. O projeto foi pensado para se adaptar ao terreno escolhido, aumentando ou diminuindo os números de pavimentos de acordo com seu potencial construtivo, assim como alterando a área de planta nos pavimentos tipos através da inclusão ou eliminação de módulos.


O que é Madeira Engenheirada


A madeira engenheirada é uma solução construtiva que unifica industrialização, sustentabilidade, leveza, precisão, redução de prazo e agrega bem estar ao futuro usuário. A madeira promove a sustentabilidade nas construções pelo fato de armazenar gás carbônico, enquanto outros materiais emitem o gás carbônico na atmosfera. A estrutura é 5 vezes mais leve que a de concreto. Além de todas estas qualidades, já existem estudos que comprovam que o visual mais próximo à natureza dá sensação de bem estar aos usuários, e como consequência aumenta a produtividade de seus ocupantes.


O sistema da madeira engenheirada, ou em inglês conhecido pelo termo Mass Timber, é produzido através da colagem de lamelas, com adesivo estrutural de alta pressão, atingindo altas capacidades de cargas. Os elementos estruturais do sistema construtivo em madeira mais utilizados são:

  • CLT (sigla em inglês para Cross Laminated Timber, em português Madeira Lamelada Cruzada), utilizadas para lajes e paredes industriais

  • MLC (Madeira Lamelada Colada, do termo em inglês Glulam), aplicadas em pilares e vigas

  • LVL (sigla Laminated Veneer Lumber, em português Madeira Micro Laminada)


Apesar de novidade no Brasil, essa tecnologia aplicada na madeira vem sendo utilizada há mais de 20 anos na Europa, tendo nascido na Áustria, e na última década tem se difundido no mundo com grande força em consequência dos avanços técnicos e das revisões de normas e legislações.


Esquema de painel CLT

Fonte: Structure Magazine ( https://www.structuremag.org/?p=1492)



Imagem interna do eWOOD, projeto em desenvolvimento pela HTB

Imagem interna do eWOOD, projeto em desenvolvimento pela HTB

Acesse os eventos abaixo para saber mais sobre o eWood:

bottom of page